Um avião de vigilância não tripulado iniciará seus voos nos Estados Unidos nesta quarta-feira, em Corpus Christi (Texas), com o quê toda a fronteira do México passará a ser coberta, informou nesta segunda-feira a secretária de Segurança Interna, Janet Napolitano.

A aeronave utilizada será o MQ-9 Predator B da U.S. Customs and Border Protection's (foto acima).

"Os voos começarão na quarta-feira. Com a mobilização no Texas, a partir de agora estaremos em condições de cobrir a fronteira do sudoeste, do setor de El Centro, na Califórnia, até o Golfo, no Texas", disse Napolitano a jornalistas, em teleconferência.

Corpus Christi está a cerca de 210 quilômetros ao norte da fronteira com o México.

A Patrulha Fronteiriça americana dispõe de três aviões não patrilhados que fazem a vigilância da fronteira atualmente. Além da aeronave que entrará em atividade em 1º de setembro, o governo conta com fundos aprovados para mais dois aparelhos, explicou Napolitano.

Esses aviões fornecerão "assistência aérea crítica para o pessoal em terra", disse a secretária.

Os Estados Unidos, que veem com inquietação a guerra ao narcotráfico no país vizinho, aumentou em 1.500 agentes e 1.200 soldados da Guarda Nacional a mobilização de efetivos na fronteira comum nas últimas semanas, de acordo com um plano aprovado pelo Congresso.

Fonte: AFP - Foto: Reuters/Department of Defense/Senior Master Sgt. David H. Lipp/Handout - Noticias Sobre Aviação