O Irã iniciou na madrugada deste sábado (21) a primeira carga com 165 barras de combustível em seu reator nuclear, de acordo com agências internacionais. A instalação fica localizada na cidade de Busherh, ao sul do país, e as operações são acompanhadas de perto pela Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA).

click photos to enlarge










Photos: Iranian Students News Agency

"A operação de transferência do combustível nuclear ao reator foi realizada na presença do vice-presidente Ali Akbar Salehi, chefe da OIEA, e de Serguei Kiriyenko", chefe da agência nuclear russa Rosatom, segundo a France Presse.

Reator nuclear localizado em Busherh, ao sul do Irã, começa a ser operado.
Reator nuclear localizado em Busherh, ao sul do Irã, começa a ser operado. (Foto: AP)

O programa de enriquecimento de urânio do Irã é não é bem visto pelo cenário internacional, que teme a produção em massa de armas nucleares. O governo iraniano, no entanto, garante que o objetivo do reator nuclear é exclusivamente para fins pacíficos.

O reator, que conta com a participação de técnicos russos, atingirá metade de sua potência em funcionamento daqui a cerca de um mês e meio, segundo a France Presse. A central deverá atingir força máxima em no máximo sete meses.

Fonte: G1