A Força Aérea da Índia em breve vai encomendar adicionais 59 helicóteros Mil Mi-17 da Rússia além dos 80 anteriormente encomendados, disse o chefe da força aérea nessa quinta-feira.

As primeiras entregas dos 80 helicópteros Mi-17, encomendados em 2008, começarão no final desse ano, disse o Chefe da Força Aérea Marechal do Ar Pradeep Vasant Naik numa entrevista ao jornal India Strategic.

A Força Aérea da Índia recentemente solicitou 42 caças Su-30MKI que foram liberados pelo Ministério da Defesa, “elevando o número total dessas aeronaves de superioridade aérea para 272 unidades,” ele adicionou.

A Força Aérea da Índia também assinou um contrato com a Rosoboronexport, a agência estatal da Rússia que controla a exportação de armas, para modernizar sua frota de caças MiG-29 antigos adquiridos da ex-União Soviética e das aeronaves de transporte Il-76, enquanto que a Marinha da Índia fez um pedido para 45 caças embarcados MiG-29K.

Naik disse que os aviões Il-76, o primeiro adquirido em abril de 1985, também passarão por um programa de extensão da vida útil na Rússia.

“A extensão da vida útil das aeronaves Il-76 envolverá uma completa revisão da fuselagem diretamente com a fabricantes na Rússia… A primeira aeronave já foi enviada e os trabalhos de manutenção já foram iniciados. Várias outras melhorias serão efetuadas na Índia. Após retornar ao serviço, as aeronaves estarão disponíveis para nós por mais 10 anos,” ele disse.

Fonte: RIA Novosti – Via: Cavok