O ministro da Defesa equatoriano, Javier Ponce, anunciou hoje que quatro radares de última tecnologia e ampla cobertura comprados à China chegarão em novembro ao país para instalá-los na fronteira com a Colômbia.

As equipes, adquiridos ao custo de 80 milhões de dólares, farão parte de um projeto das Forças Armadas de Equador para alcançar uma cobertura total da divisa com a Colômbia, incluindo as áreas de mais difícil acesso.


Atualmente, na zona de Lago Acre, se informou, só há uma equipe obsoleto que não registra as infiltrações de aeronaves do vizinho país, como ocorreu no dia 1 de março de 2008, quando a aviação colombiana bombardeou território equatoriano.

O Ministério da Defesa também está comprando aparatos para o melhoramento das comunicações desde o Comando Conjunto e desde os setores de inteligência.

Tudo o anterior está incluído no plano de aquisições das forças Armadas, que também contempla 18 aviões Super Tucanos de fabricação brasileira, dois de transporte militar e sete helicópteros Dhruv, indianos, cinco dos quais já chegaram aqui.

Ponce precisou que também está prevista a potenciação dos helicópteros da Força Terrestre, que servirão para patrulhar na fronteira com a Colômbia, em onde há sete mil homens.

Descartou que exista um aumento do pessoal militar nessa zona, mas anunciou a instalação de outros quatro destacamentos nas províncias de Esmeraldas, Carchi e Sucumbíos, para cobrir uns 150 quilômetros de fronteira.