Segundo informações o Chile avalia a comprar novos jatos de treinamento avançado para a Força Aérea Chilena - FACh. Parte desta aquisição será financiada com receitas que poderiam advir da venda de um lote de 12 caças F-5E Tiger III, ainda em serviço e baseados em Autofagasta. Fontes ligadas a FACh dão conta que o Uruguai estaria fortemente interessado em comprar estes F-5E.

A informação de que o Uruguai estaria interessado em adquirir um lote de caças F-5 não é nova, já que recentemente circularam informações de que o Governo Uruguaio estaria tentando obter um lote destas aeronaves de estoques do Governo Americano. Outras fontes davam conta que o assunto foi tratado pelo ministro da Defesa Uruguaio Luis Rosadilla com Hugo Chaves que (a exemplo do que fez com os Mirage para o Equador) repassaria a preço simbólico os F-5 que o país caribenho substitui hoje pelos K-8 'Karakorum' Chineses.



Entretanto o assunto ficou um tempo adormecido ja que recentemente a ministra de Defesa argentina, Nilda Garré declarou que a Força Aérea Uruguaia havia manifestado interesse em duas versões do AT-63 Pampa (imagem acima) produzido pela Fábrica Militar de Aviões na cidade argentina de Córdoba.


A idéia Chilena é financiar a compra de novos jatos de treinamento com a receita da venda dos caça F-5. Desta forma se daria a substituição da frota de 12 caças de treinamento avançado
A-36 Halcon que teem mais de 25 anos de uso, e elevado custo operacional.




Cabe salientar que durante a última edição da FIDAE, a Alenia Aermacchi formalizou um Memorando de Entendimento com a ENAER, visando parceria em programas de comercialização relacionados ao M-346 “Master” (imagem acima) e ao M-311 (avião de treinamento básico-avançado) na América Latina.


By Vinna com informações do El Austral