Como se sabe no último domingo dia 19 o ministro da Defesa, Nelson Jobim, se encontrou em Abu Dhabi, com o chefe das Forças Armadas dos Emirados Arabes Unidos, o tenente-general Mohammed Hamad Al Thani Rumaithi.

De acordo com informações publicadas pela agência de notícias oficial a Emirates News Agency - WAM, foi discutida a cooperação militar e meios para aumentar o intercâmbio na área de defesa até ai nada de mais se não fosse a noticia recém publicada no bem informado site infodefesa.com que da conta que o Brasil anunciará nos próximos dias a compra de um número ainda indeterminado de caças Mirage 2000-5 que estariam atualmente em processo de baixa na Força Aérea Francesa. O Site Espanhol, afirma que seria uma solução intermediária face o virtual cancelamento do programa FX.

Aqui fica claro que eles do infodefesa estão confundindo o FX (ja cancelado) com o FX-2 ainda em andamento e que "todos" dizem deverá ser anunciado depois do resultado das eleições dia 3 de outubro próximo.

Ao que me parece o programa FX-2 esta envolto na fase de "Silly Season" (similar aquela da F1) que quando não se tem noticia o pessoal inventa e quando a fofoca e as conversas de bastidores viram a tal da 'noticia'.


O Mirage 2000-9 é a variante de exportação do Mirage 2000 MK2, sendo juntamente com esta as versões mais modernas já produzidas dos Mirage

Pois bem, no meu modo de ver a coisa o infodefensa está 'confundindo Jesus com Genésio'. Assim... pode ser que:
No acordo firmado com os Emirados Arabes Unidos (há uma parte dele secreta que não é divulgada exatamente por envolver a segurança dos paises envolvidos) pode estar a possibilidade do Brasil adquirir como 'GAP' até a fabricação (que envolve preparação da EMBRAER) e entrada em operação dos Rafales a possibilidade de aquisição dos Mirage 2000-9 dos Emirados Arabes Unidos que em outras 'oportunidades' já afirmou que compraria o Rafale se a França arrumasse compradores para os "seus" Mirage 2000-9.

Portanto, fica aqui o meu exercício de 'futurolugia' e pura 'especulação' face a noticia do Infodefensa. O que vocês acham?

Vinicius Morais
"Vinna"