Especialistas de empresas de segurança da informação suspeitam que o ataque de um "vírus" de computador pode ter sido provocado para atingir unidades industriais no Irã e que teria recebido apoio de algum país, informou a Reuters.

O código malicioso foi identificado como Stuxnet. Trata-se de um worm ("verme"), tipo de código malicoso auto-replicante que pode ser programado para apagar arquivos e danificar sistemas após invadi-los.

O Stuxnet ataca sistemas de automação industrial produzidos pela Siemens, empresa que nos anos 70 participou do projeto de construção de uma instalação nuclear no Irã. Segundo a Symantec, 60% dos computadores afetados pelo Stuxnet estão localizados no Irã, indicando que indústrias do país seriam o alvo principal. Para a Kaspersky, o ataque só poderia ser conduzido com o apoio de algum país.

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEilfaK_I95A98XGtFk-xO0XncnZ5naEb-6N0-ZxTN6Duafr_kYzMacqfSAD3gfxmjiOd2r7059uXdluTbN4plvOMIrk2dcwT1qZ6RGfGjGo-60vIbB18tzr6Bwdmn4PK8P_oKZdYMHsvVI/s400/virus-pc-2.jpg

Especialistas suspeitam que algum país apoiou a ação do worm Stuxnet

De acordo com os especialistas, não é possível determinar o alvo exato do ataque, que poderia ser uma refinaria de petróleo, uma fábrica, uma unidade de tratamento de água. Mas que é certo que os criadores do worm tiveram muitos recursos e informações à disposição.

O Irã tem sofrido enorme pressão internacional contra sua política nuclear, que países como os EUA acreditam ter como objetivo criar armas nucleares e não fins pacíficos como alegam as autoridades iranianas.

Segundo a Kaspersky, o Stuxnet é um protótipo temerário de arma cibernética que pode provocar uma corrida para produção de armas para ataque a sistemas de TI e telecom.

Fonte: O DIA