A Tactical Air Defense Services (TADF), uma contratante de serviços de defesa nos EUA informou que concordou em adquirir seis caças CF-5 que estão em poder do Ministro canadense de Obras e Serviços Públicos do Governo.

O negócio de US$6 milhões inclui as seis aeronaves de caças CF-5 Freedom Fighters que eram da Força Aérea Canadense mais peças sobressalentes e 45 motores a jato General Electric J85-15, suficiente para manter as aeronaves em operação por até 20 anos.

O CF-5 é uma versão fabricado sob licença pela Canadair do Northrop F-5A Freedom Fighter, fabricado basicamente para as Forças Armadas do Canadá. A TADF informa que as aeronaves tem um baixo custo, baixo índice ce manutenção, e são extremamente versáteis, tornando elas adequadas para oferecer uma função de apoio tático como uma plataforma de caça de ataque leve e de reconhecimento, para treinamento de combate aéreo, treinamento avançado tático de caça (LIFT), e na função de adversário em contratos de aviação para apoio tático.

A TADF disse que oferecerá os CF-5s para governos por uma taxa de US$ 7.500 por hora e pretende operar cada aeronave por pelo menos 200 horas anuais. Alexis C. Korybut, CEO da TADF, disse: “Nós estamos muito satisfeitos que apos mais de uma ano de trabalho nessa importante transação, nós conseguimos finalizar o que poderá ser um divisor de águas para a TADF. A aquisição dos caças CF-5 nos permitirá competir nos maiores e mais lucrativos contratos de aviação tática e nos contratos de manutenção de aeronaves, e a venda de peças sobressalentes e de motores pode proporcionar uma importante fonte de renda para os próximos anos.”

Fonte: CAVOK