A Espanhola Amper ingressou no programa de aviões não tripulados (VANT) do Exercito Brasileiro após firmar parceiria com a desenvolvedora a 'Flight Technologies'. As empresa espanhola será a fornecedora do centro de gestão da informação e controle do VANT VT15 que deverá atuar como avião espião e de vigilância nas fronteiras. A Força Aérea Brasileira também é integrante do programa, ja que o desenvolviemento do VANT também deverá dotar a FAB destas aeronaves.


VANT VT15 foi desenvolvido em dois anos
e precisa de uma pista de apenas 200 metros para levantar voo

Os ensaios de voo da aeronave foram concluídos em maio no Centro de Tecnologia do Exército e agora esta sendo gestacionado a operação desta e a distribuição para o posto de comando e controle das informações recolhidas pela aeronave. Esta é a fase em que se integra e que serão validados sistemas projetados pela espanhola Amper.

A tecnologia da 'Amper', deverá 'alimentar' os sinais de vídeo, tanto à luz do dia e na noite de vôo, capturando imagens e inforamações dos sensores instalados no VANT. A transmissão dos sinais é feito em tempo real, e inclui os dados de posicionamento e acompanhamento de alvos estáticos ou em movimento. Os dados serão enviados e processados por outros sistemas a serem fornecidos pela empresa no centro de comando e controle, no solo. Dando uma gama de informações exatas e atualizadas, da área a ser monitorada a partir do centro de monitoramento.

O Exército e o Governo Brasileiro, pretendem empregar esta tecnologia, como ferramenta de defesa, de vigilância e controle des fronteiras, em especial da floresta amazônica. A versatilidade do equipamento permite a penetração na área de vigilância e detecção de riscos, resultando em imagens e no fornecimento de coordenadas de localização de alvos em tempo real. No futuro sua utilização poderá ser estendida para uso em operações de segurança nos grandes centros urbanos do país.

By Vinna com inormações do CincoDias.com