Vários meios de imprensa tem reportado que as aeronaves de caça Su-27 Flankers e MiG-29 Fulcrums da Força Aérea Chinesa tem participado com a Força Aérea da Turquia de exercícios nas Base Aérea de Konya recentemente, no Exercício Anatolian Eagle. Agora começam a ser divulgadas algumas informações oficiais. Quem tiver interesse pode ler um dos artigos através do do interessante site de notícias Global Military.


Dois caças Su-27 (J-11) Flanker da Força Aérea da China. (Foto: Chinese Military)

A Força Aérea da China emitiu um comunicado oficial dizendo que o “treinamento conjunto” foi efetuado com os militares turcos entre os dias 20 de setembro e 4 de outubro, mas que nenhuma aeronave esteve envolvida.

Em abril de 2009 o Comandante da Força Aérea Chinesa General Xu Qiliang visitou o Comandante da Força Aérea da Turquia Hassan Al-Aqsa para fechar o acordo de “trocas de experiências militares” através de treinamentos conjuntos. No entanto, o comunicado segue informando que a Força Aérea da China não possui capacidade de reabastecimento ar-ar e que a Turquia está além do alcance com suas aeronaves de caça. A liberação para voar sobre o Afeganistão também nunca foi acordada, diz o comunicado.

Fonte: CAVOK