A Força Aérea da Índia (FAI) ainda nem comemorou os seus 78 anos de existência mas já vislumbra a possibilidade de ver os primeiros dos mais de 200 jatos de combate stealth de 5ª geração, PAK-FA (Sukhoi T-50), voando nos céus do seu país em 2017, quando a FAI completará 85 anos de existência.

“Nós vislumbramos a compra de 200 a 250 exemplares”, declarou o Marechal Pradeep Vasant Naik, comandante da FAI. A declaração foi feita ontem, a quatro dias das comemorações do 78º aniversário da Força Aérea.




Comentando sobre as capacidades do mais novo caça russo, o Marechal Naik disse que a aeronave é equipada com aviônicos de última geração que proporcionam ao piloto ter 360° de consciência situacional, possui avançados computadores de missão, utiliza grande leque de armamento inteligente, pode cobrir grandes distâncias sem fazer reabastecimentos em voo, possui e sua característica de invisibilidade ao radar garante maior sobrevivência durante as missões de combate.


O Marechal Naik disse que num futuro próximo a frota de caças da FAI será composta pelo PAK-FA, Sukhoi Su—30MKI, o jato vencedor do programa MMRCA e o Light Combat Aircraft que está em fase de desenvolvimento na Índia.

Atualmente, a FAI possui em seu inventário caças como os MiG-21, -23, -27 e -29, Specat Jaguar, Dassault Mirage 2000 e Sukhoi Su-30MKI.

Caso a Índia venha a comprar 200 exemplares do PAK-FA, a produção do Stealth russo terá superado a do jato de combate norte-americano, o Lockheed F-22 Raptor.

Fonte: Revista Asas