Dois meses atrás um helicóptero militar russo acidentou-se no Monte Elbrus, a montanha mais alta da Europa. Ele ainda está lá, porque os militares russos não têm recursos para trazê-lo para baixo. Talvez fique lá para sempre.












Este é Mil Mi-8AMTSh, versão altamente equipada do MI-8, o helicóptero usado pelas forças armadas da Rússia. Ele acidentou-se no em 27 de julho em uma missão de treinamento. Um número desconhecido de soldados sobreviveu. Meses depois, a sucata permanece.

O ministério da Defesa russo ordenou que várias equipes de soldados escalem o monte e procedam ao desmonte do helicóptero e por fim o removam daquele local, mas tal tarefa opde não vir a ser fácil, não apenas pelo acercar do rigoroso inverno, mas igualmente pela dificuldade em atingir local tão ermo e remoto, fatores aos quais deverá ser acrescentado o fato de que as tropas russas não se encontram na melhor forma para tal tarefa.



Um escalador que cruzou o lugar disse que os soldados encarregados do salvamento careciam de equipamentos básicos, incluindo casacos e comida - além dos equipamentos para desmontar o helicóptero. Isso nos leva a imaginar quando ele finalmente será trazido para baixo.

Será que ele ficará no Monte Elburs para sempre?



A pixação significa "Putin e Serdyukov, renunciem!", em referência ao presidente Vladimir Putin e o ministro da defesa Anatoly Serdyukov.


Fonte/Jalopnik/foto/EnglishRussia - Via IFR (texto adicional em vermelho + Motores)