A Marinha russa lançou hoje com sucesso um míssil intercontinental Bulava a partir do submarino balístico Dmitri Donskoi, anunciou o Ministério da Defesa.

Desde 2005 registou-se uma série de fracassos com a nova geração de armas estratégicas.

Na “quinta-feira, o submarino nuclear balístico Dmitri Donskoi lançou com sucesso um míssil balístico Bulava a partir das águas do mar Branco”, a norte do círculo do Árctico, precisou o Ministério, citado pelas agências noticiosas russas.

“O míssil seguiu a trajetória prevista. O projétil atingiu o alvo em Kamtchatka”, no extremo-oriente russo, a cerca de seis mil quilómetros do local de lançamento, adiantou.

Trata-se do primeiro disparo realizado nos últimos 10 meses, após uma suspensão dos testes na sequência de uma série de fracassos, o último dos quais ocorreu a 09 de dezembro de 2009.


Submarino russo TK-208 Dmitriy Donskoy

Derivado do míssil Topol-M terra-terra (o SS-27 na nomenclatura norte-americana), o Bulava destina-se a ser lançado de um submarino. Passar de um foguete terra-terra a um mar-terra é muito complicado, segundo os especialistas.

Com um alcance de oito mil quilómetros, o Bulava pode ser equipado com dez ogivas nucleares. Deve equipar os submarinos nucleares russos de quarta geração, que estão a ser construídos.

No total, foram realizados 13 testes com mísseis Bulava desde 2005. Dos 12 anteriores, só cinco foram bem sucedidos, parcial ou totalmente.

Segundo o Ministério, estão previstos mais dois lançamentos este ano.

Fonte: IOnline