"A Rússia cumpre integralmente os acordos bilaterais no terreno da cooperação técnico-militar. Em breve, fornecerá um novo conjunto de armas: 35 carros de combate", disse Putin, durante uma conferência de imprensa conjunta com Chávez, na sua residência em Novo-Ogoriovo, nos arredores de Moscovo.

Apesar de não ter especificado, os peritos entendem que se trata dos carros de combate T-72 e T-90, que substituirão os MX-30 franceses, já adquiridos por uma trintena de países, entre os quais Irão e Síria.

"Estamos dispostos a fornecer carros de combate e também o faremos com outro tipo de armamento, de forma ampla", disse Putin.

Pela sua parte, Chávez sublinhou que "o tema da cooperação militar, pelo que tanto nos atacam, vai muito bem".


O presidente venezuelano sublinhou: "Agora, sim, temos umas Forças Armadas." E mencionou algumas das compras de armamento russo feitas recentemente pela Venezuela, que incluem blindados, aviões caça Sukhoi, que descreveu como "o melhor avião do mundo", e Fuzis Kalashnikov.

Também hoje, o presidente russo, Dmitri Medvedev, assegurou que os dirigentes de Moscovo não reduziriam a cooperação técnico-militar com os de Caracas, depois de se reunir com Chávez no Kremlin.

Em abril passado, durante a sua visita à Venezuela, Putin afirmou que a Venezuela planeia comprar armas russas num valor superior a cinco mil milhões de dólares (3,6 mil milhões de euros).

Este valor inclui um empréstimo russo de 2,2 mil milhões de dólares.

A Venezuela já comprou armas russas num total de 4,4 mil milhões de dólares desde 2005, o que o torna o principal cliente sul-americano da indústria militar russa, o que está a preocupar os Estados Unidos e a Colômbia.



A imprensa russa reporta ainda que a Venezuela está interessada em comprar submarinos diesel elétricos da classe Varshavianka (Kilo, segunda a classificação da OTAN).

Peritos militares admitiram ainda que a Venezuela poderia comprar as baterias anti-aéreas com mísseis S-300 que Moscovo decidiu não vender ao Irão devido às sanções impostas pelo Conselho de Segurança das Nações Unidas.

Estas mesmas fontes adiantaram também que a Rússia já forneceu à Venezuela uma dezena de sistemas anti-aéreos Tor-M1, iguais aos que o Irão comprou em finais de 2005.

A visita de Chávez à Federação Russa insere-se numa viagem de quase duas semanas que o levará também a Bielorrússia, Ucrânia, Irão, Síria, Líbia, Argélia e Portugal.