Após 32 anos de serviço com a Royal Navy, a Marinha Real Britânica, o porta-aviões HMS Invincible está pronto para venda através do site da Disposal Service Authority – o equivalente governamental do eBay.

O HMS Invincible foi retirado de operação devido a cortes do orçamento de defesa mas poderá arrecadar £2 milhões após ter sido colocado a venda no site com estilo similar ao eBay.

O porta-aviões no site edisposals.com do Ministério da Defesa do Reino Unido.

Este é um fim infame para o navio que serviu a Royal Navy entre os anos de 1973 e 2005, e participou das guerras das Falklands, Balcãs e Iraque antes de sair de operação em 2005.

O Ministério da Defesa entende que poderá arrecadar os £2 milhões após ter colocado a embarcação de 17.000 toneladas a venda no site edisposals.com.

Mas até agora não foram recebidos lances para o Invincible, o qual é listado no site como “em estoque”.

Enquanto operava, o navio era movido por quatro motores convencionais Rolls-Royce que faziam com que ele atingisse uma velocidade máxima de 28 kts, e possuísse uma autonomia de 7.000 milhas náuticas. Ele era equipado com 18 caças Sea Harrier, quatro helicópteros Sea King e levava cerca de 1.050 soldados a bordo.

O navio passou por uma grande reforma em 2004 mas foi retirado de operação em 2005 com uma previsão de que poderia ser “reativado” 18 meses após a crise ter passado. Mas durante os anos, os motores, válvulas e outras peças foram canibalizadas para serem utilizadas em outras embarcações. Do seu peso total de 17.000 toneladas, 10.000 é composto de metal o qual pode ser atrativo para ferro-velho.

A Leavesley International disse estar interessada em utilizar o navio para ferro-velho. O gerente de operações da companhia, Stuart Halsley, disse: “Eu ainda não tomei a decisão. Eu ainda estou pesquisando preços. Certamente existem muito navio ainda mas alguém que esteja olhando o trabalho precisa olhar para os custos envolvidos.’”

Os lances para o navio deverão ser postados no site até o dia 5 de janeiro de 2011.

O Invincible devia ter sido vendido para a marinha Australiana por £175 milhões em 1982 mas o acordo não ocorreu devido ao início da Guerra das Malvinas ocorrido no mesmo ano.

O navio foi fabricado em Barrow-in-Furness pela Vickers Ship Building & Engineering. Ele foi lançado na água em 1973 e se uniu a frota real no dia 3 de maio de 1977.

Fonte: The Telegraph – Via: Cavok