Um foguete indiano que carregava um satélite de comunicações explodiu no ar dois minutos após o lançamento, neste sábado, no sul da Índia, segundo imagens da televisão local.

O Geosynchronous Satellite Launch Vehicle (GSLV-F06), nome dado ao foguete, era de responsabilidade da Organização Indiana de Pesquisas Espaciais (ISRO, sigla em inglês), que ainda não se pronunciou sobre o assunto.

De acordo com o jornal local, The Times of India, é a segunda vez que uma cidente do tipo ocorre no país. O primeiro, ocorrido em abril, foi provocado por uma falha no motor criogênico, que utiliza nitrogênio como sistema de combustão.

O Veículo de Lançamento de Satélite Geosíncrono (GSLV, na sigla em inglês) explodiu no primeiro estágio do voo, deixando um rastro de fumaça e fogo. O lançamento inicial do satélite GSAT-5P havia sido adiado por causa de um defeito no motor. Apesar da Índia ter sucesso com o lançamento de satélites mais leves, o país enfrenta problemas para enviar cargas mais pesadas, o que tem prejudicado os planos comerciais de lançamento. Em abril, um foguete impulsionado por um motor construído na Índia para lançamento de cargas pesadas teve um problema e caiu na Baía de Bengala, na costa leste do país. Em 2008, a Índia enviou 10 satélites pequenos em órbita a partir de um único foguete. No mesmo ano, o país enviou também sua primeira missão não tripulada para a Lua. Mas essa missão foi abandonada 10 meses depois de enviar dados com envidências de gelo no satélite terrestre.

Já o acidente atual foi muito rápido, antes da queima do motor. O foguete usava um sistema semelhante, importado da Rússia e deveria ter sido lançado na segunda-feira, mas a data foi adiada após os engenheiros da ISRO terem detectado um vazamento no motor criogênico.


Fonte: BAND