O ministro de Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, elogiou a ratificação do tratado de desarmamento nuclear Start por parte do Senado dos Estados Unidos, mas pediu tempo para estudar minuciosamente o documento.

"Certamente, conseguiremos a aprovação do documento entre Rússia e EUA sobre as medidas para reduzir e limitar o armamento estratégico ofensivo assinado pelos presidentes dos dois países em 8 de abril, em Praga", afirmou Lavrov, em declarações publicadas pelas agências de notícias russas.

O ministro considera que "o tratado não apenas permitirá o fortalecimento da segurança da Rússia e dos EUA, mas repercutirá positivamente na estabilidade e segurança internacionais".




Ao mesmo tempo, o chefe da diplomacia russa ressaltou que "a resolução de ratificação adotada pelo senado dos EUA é um documento complexo, que exige uma análise profunda. Mais ainda porque nos últimos dias e semanas o texto da resolução passou, como entendemos, por uma certa evolução em comparação com o texto original".

O presidente russo, Dmitri Medvedev, insistiu nos últimos meses sobre a importância de ambos os países sincronizarem a ratificação do tratado de redução de arsenais nucleares, para que não ocorresse como durante a Guerra Fria, quando a URSS ratificava um documento e os EUA, não.




O partido do Kremlin Rússia Unida conta com dois terços das cadeiras na câmara baixa do Parlamento russo, por isso se dá por feita a ratificação russa do novo Start, que substituirá o que expirou há mais de um ano e que teve que ser prorrogado.

Fonte: Bol