O Departamento de Estado dos EUA entregou três helicópteros Sikorsky UH-60M Black Hawk para a Força da Polícia Federal (SSP) do Governo do México.

Os helicópteros marcam a primeira entrega de aviação da “Iniciativa Merida” para a Polícia Federal Mexicana, parte do compromisso conjunto feito entre os países para implementar “uma ambiciosas iniciativa pluri-anual contra as organizações de tráfico de drogas entre os países e contra o crime organizado.”

Através da Iniciativa Merida, os EUA planejam entregar US$495 milhões em equipamentos e treinamento até o final de 2011 além dos US$310 milhões já comprometidos até agora.

Os três UH-60M Black Hawk irão proporcionar grandes saltos operacionais para possuírem avançada tecnologia, controles automatizados e uma grande margem de capacidade de atuação em condições extremas, podendo lidar com mais de quatro toneladas de carga.

Outras características dos UH-60M Black Hawk são:

* Cockpit digital para reduzir a carga de trabalho
* Cockpit compatível com o sistema de visão noturna para operações táticas
* Tela de mapas digitais para melhorar a navegação e operações
* Sistema Infravermelho (FLIR)
* Sistema completo de monitoramento digital da aeronave
* Sistema de navegação GPS
* Guincho de resgate lateral com uma capacidade de 272 kg de carga
* Proteção de colisão contra fios
* Sistema de comunicação digital

Estes três aeronaves serão integradas à frota de sete helicópteros UH-60M Black Hawk contando com a Polícia Federal, que foram adquiridos com recursos do Governo Federal.