A Índia realizou hoje uma prova exitosa de seu míssil balístico terra-terra de curto alcance Prithvi-II, capaz de portar ogivas nucleares, anunciaram fontes militares.

O lançamento realizou-se nesta quarta-feira às 08:15 (hora local) desde o Centro de Provas Integrales de Chandipur, em frente à costa do estado oriental de Orissa.

Toda a trajetória do míssil foi seguida por uma batería de radares sofisticados, estações telemétricas electro-ópticas e navios que foram despachados para a zona de impacto na Baía de Bengala, assegurou a fonte, citada pela agência índia PTI.

O Pritvi II faz parte de uma série que desenvolve o ministério índio de Defesa, e tem um alcance efetivo de 350 quilômetros.

A prova desta quarta-feira ocorre mal 24 horas após que Paquistão, com quem a Índia mantém uma carreira armamentista após ter livrado três guerras desde a partição do subcontinente em 1947, provou com sucesso um de seus mísseis com capacidade nuclear.






Fotos do Teste: Live fist

Além dos Prithvi (terra em sánscrito), a Índia conta em seu arsenal com os Agni, também de diferentes alcances, e o Brahmos, este último desenvolvido em cooperação com o complexo militar russo.

Fonte: Prensa Latina