Os controladores russos do aeroporto de Smolensk, onde caiu o avião do presidente polonês Lech Kaczynski, em abril passado, induziram ao erro os pilotos sobre a posição do aparelho, informou nesta terça-feira, em Varsóvia, a comissão polonesa de investigação.

A alguns minutos do pouso, quando o avião polonês estava a "130 metros, desviando 80 metros do eixo da pista (...) os controladores russos disseram que a posição estava correta, em vez de pedir aos pilotos que retificassem o percurso", declarou a jornalistas um dos integrantes da comissão de enquete.

Segundo o vice-presidente da comissão governamental, coronel Miroslaw Grochowski, "os controladores, submetidos à pressão intensa, cometeram muitos erros, ao não dar apoio suficiente à tripulação do avião durante a aterrissagem, em condições muito difíceis".

"Os controladores estavam no limite da resistência psíquica", depois do pouso in extremis de um primeiro avião polonês, acrescentou o coronel em entrevista à imprensa.

"É difícil aceitar, afirmou, que isso não tenha sido incluído no informe" apresentado em Moscou, onde o Comitê intergovernamental de aviação tornou a Polônia única responsável pela tragédia que custou a vida ao presidente polonês e a outras 95 pessoas.

Segundo o informe russo, o presidente Kaczynski e outros altos dirigentes poloneses pressionaram a tripulação do avião, quando os pilotos não estavam preparados o suficiente para pousar em Smolensk "em condições não adequadas", devido a uma bruma espessa.

Fonte: AFP - Via: Noticias Sobre Aviação