A briga judicial para saber qual equipe terá o direito de usar o nome Lotus, marcada para última segunda-feira, vai se estender até 21 de março. Portanto, a temporada 2011 de Fórmula 1 terá início com duas equipes utilizando o nome da lendária escuderia. Desta forma, a equipe de Tony Fernandes tem autorização provisória para se chamar Team Lotus. O empresário malaico comemorou o atraso na decisão.

"A Team Lotus está muito feliz por ter tido sucesso na audiência e que o juiz descartou o recurso do Grupo Lotus, antes mesmo de ouvir os argumentos dos advogados de ambos os lados. Embora essa decisão nunca estivesse em dúvida, isso significa que nós começamos a temporada de 2011 com o nome de Team Lotus", disse em nota oficial.

Entenda o caso:

No início da temporada 2010, um grupo de investidores da Malásia conseguiu uma das três vagas disponíveis para novas equipes na Fórmula 1. A princípio, a equipe se chamaria Malasya GP, mas por uma estratégia de marketing, o empresário Tony Fernandes, comprou o direito de se chamar Lotus, uma das mais lendárias equipes de Fórmula 1, que já deu título a Emerson Fittipaldi e proporcionou a primeira vitória de Ayrton Senna. Na última temporada, a equipe se chamou Lotus Racing, para este ano, a equipe mudou de nome para Team Lotus.

Mas em 2011, o Grupo Proton, detentor na marca Lotus, adquiriu parte da equipe Renault, e anunciou que a escuderia se chamaria a partir de agora Lotus-Renault, e que futuramente se chamará Lotus e a Renault apenas fabricará os motores da equipe. Desde então, as duas escuderias travam uma batalha para saber quem ficará com o nome.

Fonte: Blog do SRZD