Um caça da Força Aérea líbia caiu nesta quarta-feira depois que o piloto, negando-se a obedecer as ordens de bombardear a cidade de Benghazi, se ejetou do avião, informa a imprensa líbia.

O caça de fabricação russa Sukhoi 22 caiu perto de Ajdabiya, que fica 160 km ao oeste de Benghazi, cidade que está sob controle de manifestantes da oposição, afirmou uma fonte militar ao jornal Quryna, que publicou a notícia em seu site.

"O piloto Abdessalam Attiyah al-Abdali e o co-piloto Ali Omar al-Kadhafi se ejetaram com para-quedas depois que se recusaram a obedecer as ordens para bombardear a cidade de Benghazi", declarou a mesma fonte.

Benghazi e a maioria do leste da Líbia não está sob controle do governo central desde a revolta da semana passada contra o regime do líder líbio, Muammar Kadafi.

Em um discurso ao vivo pela TV na noite de terça-feira, Kadafi ameaçou com violência os grupos que estavam desafiando seu governo.

O jornal Quryna, com sede em Benghazi, é a fonte de mídia mais confiável na Líbia. O jornal pertence a um grupo ligado a um filho de Kadafi, Saif al-Islam, mas desde que o governo central, em Trípoli perdeu o controle sobre Benghazi, o veículo tem divulgado informações abertamente sobre os eventos na cidade e em outras regiões do país.


Fonte: Terra