A aviação francesa realizou pelo menos quatro ataques neste sábado na Líbia. Vários tanques e veículos blindados das forças de Muamar Kadafi foram destruídos, informou uma fonte militar francesa.

Segundo o Estado-Maior do Exército, o primeiro ataque ocorreu às 16h45min (13h45min no Brasil). Após esta primeira ação, os aviões franceses — Rafale e Mirage 2000 — realizaram outros três bombardeios, destruindo vários tanques do exército líbio na região de Benghazi, reduto dos rebeldes no leste do país.

Segundo a mesma fonte militar, as operações aéreas prosseguirão durante a noite de sábado. O chanceler francês, Alain Juppé, afirmou neste sábado que o objetivo da operação militar é ajudar o povo líbio a se libertar de Kadafi.


Foram pelo menos quatro ataques neste sábado, informou uma fonte militar

De acordo com o Ministério da Defesa, cerca de 20 aviões militares franceses participam das operações. O porta-aviões Charles de Gaulle deverá chegar amanhã ao país.

Os EUA também lançaram ataque com mísseis de cruzeiro Tomahawk contra a Líbia, conforme a imprensa americana, no momento em que fortes explosões sacodem o leste de Trípoli. Além disso, Forças britânicas também participam da ação. Ainda não há informações sobre vítimas.

Fonte: Diário Gaúcho