O Conselho de Segurança da ONU concordou nesta segunda-feira em analisar na quinta a situação na Líbia, em meio a crescentes protestos do governo líbio e críticas internacionais pelos ataques aéreos da coalizão internacional contra o regime do ditador Muammar Kadhafi.

A nova sessão, decidida já no início da reunião desta segunda-feira em Nova York, ocorrerá uma semana depois de o Conselho de Segurança ter aprovado o uso de "todas as medidas necessárias" -eufemismo para "ação militar"- para proteger os civis e impor uma zona de exclusão aérea na Líbia.

A coalizão, integrada entre outros por Estados Unidos, Reino Unido e França, lançou no sábado ataques com mísseis contra o país para impor uma proibição de voo às forças do coronel Kadhafi, em meio à repressão contra o movimento rebelde.

Em um comunicado no fim de semana, o Ministério de Relações Exteriores líbio pediu uma sessão de emergência do Conselho de Segurança "depois da agressão de franceses, americanos e britânicos contra a Líbia, um Estado independente e membro das Nações Unidas".

O governo da Líbia acusa os aliados de atingirem e matarem ao menos 50 civis nos bombardeios, mas autoridades militares da coalizão negaram.

Como a sessão de segunda-feira ocorreu a portas fechadas, a Líbia não esteve representada nas conversas, segundo outro diplomata.

Fonte: G1