A Itália anunciou ter colocado à disposição da coalizão internacional para suas operações na Líbia oito aviões (4 caças e 4 Tornado), que poderão ser utilizados "a todo momento", enquanto a Bélgica forneceu seis caça-bombardeiros F16 que poderão entrar em operação a partir de segunda-feira.

"Ontem à noite, às 23h00 (19h00 de Brasília) recebemos, por parte dos outros países, um pedido formal para colocar meios à disposição a partir das 23h59 (locais). Pusemos à disposição oito aviões: quatro caças e quatro Tornado capazes de neutralizar radares", declarou o ministro da Defesa Ignazio La Russa à imprensa.

Essas aeronaves "somam-se aos outros meios já proporcionados por todos os outros países que participam e a partir de hoje cumprisão missões sob um comando único que estará em Nápoles", completou.

O ministro da Defesa belga, Pieter De Crem, anunciou que a Bélgica colocaria à dispoição seis F16.

"Poderemos participar" das operações "sob o comando da coalizão a partir de amanhã (segunda-feira)", informou em uma entrevista à emissora pública belga.

Os F16 que participam de um treinamento na Grécia na base de Araxos (sudoeste), poderão ser transferidos ao sul da Itália para se unir aos aparelhos do mesmo tipo que serão mobilizados por Dinamarca e Noruega, indicou à AFP um porta-voz de De Crem.

Fonte: AFP