Marco Antônio Raupp assumiu nesta segunda-feira (21) a presidência da Agência Espacial Brasileira (AEB). Ele substituiu o economista Carlos Ganem, que estava no cargo desde março de 2008. Aloizio Mercadante, ministro da Ciência e Tecnologia, foi quem o empossou.

Raupp é físico por formação e tem PhD em matemática. Dirigiu, entre outros órgãos, o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), do qual é pesquisador titular, e a Sociedade Brasileira de Matemática Aplicada e Computacional (SBMAC). Ultimamente, estava no comando do Parque Tecnológico de São José dos Campos (SP).


Marco Antônio Raupp
Presidente da Agência Espacial Brasileira (AEB)

Durante a cerimônia, falou em manter o trabalho do antecessor. “Não há nenhuma dificuldade na continuação do governo Lula, agora com a presidente Dilma”, afirmou, segundo o site oficial do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT).

O site do MCT destacou também uma fala do ministro. “Precisamos apresentar resultados para mobilizar a sociedade. Esse ano será de grande reflexão sobre o programa espacial brasileiro e a importância do setor para o desenvolvimento do país”, disse Mercadante, segundo a publicação oficial.

Fonte: G1