O bauruense Marcos Pontes, único astronauta brasileiro, parte para seu segundo desafio em forma de lançamentos, só que desta vez não a bordo de um foguete aeroespacial mas sim por um livro, de sua autoria, no qual narra sua história, aborda temas considerados difíceis, como morte e dificuldade financeira, e dá lições para obter sucesso profissional.

Com o título “É Possível! Como Transformar seus Sonhos em Realidade”, a publicação trata de autoconhecimento, comportamento, preparação pessoal, relacionamento, liderança e estratégias de carreira.

O livro nasceu de uma idéia, tida durante sua missão espacial, a bordo do foguete Soyuz TMA-8, em 2006. “Eu tinha seis horas por dia para dormir, mas dormia só duas. Nas outras quatro, além de fotografar – fiz mais de duas mil fotos -, eu pensava muito sobre tudo. E foi quando me ocorreu o que eu iria deixar para as pessoas, para meus filhos. E então, decidi escrever um livro”, relata Pontes.

O livro contém 372 páginas, foi lançado ontem (10 de de dezembro) em São Paulo, numa solenidade às 19h na Livraria Cultura do Conjunto Nacional. A sessão de autógrafos foi precedida de uma palestra sobre desenvolvimento pessoal ministrada pelo astronauta. Em Bauru, o livro será lançado no próximo dia 15, às 19h, na livraria Jalovi dos Altos da Cidade.

Além de contar episódios da sua história, com citações da época em que morava em Bauru e era aluno do Senai e de seus pais, o astronauta aborda temas que vão de dificuldade financeira, relacionamento à morte. Ao longo de 17 capítulos, Marcos Pontes “caminha” lado a lado com o leitor numa viagem através de todos os cenários e estágios necessários para a conquista de um objetivo.

Marcos Pontes diz que tomou conhecimento de que a Agência Espacial Brasileira (AEB) estava com inscrições abertas para astronauta através de um edital publicado no Jornal da Cidade. Luiz Carlos Pontes, irmão do astronauta, leu a publicação, a escaneou e enviou para Marcos que, na época, 1998, estava cursando o doutorado nos Estados Unidos.

Com um texto de leitura fácil, recheado de exemplos reais de sua vida pessoal e profissional, Pontes usa toda sua experiência como engenheiro e coach de desenvolvimento pessoal para preparar e conduzir o leitor, passo a passo, desde a concepção da ideia, o planejamento e a execução das ações, até a realização do projeto de vida da pessoa.

Dispensado com honras do serviço ativo militar desde 1999 para dar continuidade às suas funções civis como astronauta, atualmente ele ainda divide o tempo entre os Estados Unidos eo Brasil. Lá, ele segue à disposição da Agência Espacial Brasileira (AEB) na Nasa. E no Brasil, além de atuar como professor e pesquisador e ministrar palestras e cursos, trabalha para formar possíveis candidatos a astronauta.

“Essa é hoje a missão que é a menina dos meus olhos”, diz Pontes, referindo-se ao curso de engenharia aeroespacial oferecido pelo Instituto de Tecnologia Aeroespacial (ITA) em São José dos Campos. A primeira turma, adianta, se formará daqui a dois anos.

“E em São Carlos atuo como professor e pesquisador na USP (Universidade de São Paulo). Estamos trabalhando para abrir um curso que forme 40 engenheiros aeroespaciais por ano”, conta.

Fonte: ZCastel