A França está disposta a discutir com seus aliados uma ajuda militar aos rebeldes na Líbia, declarou nesta terça-feira o ministro de Relações Exteriores francês, Alain Juppé, afirmando que isso não estava previsto pelas recentes resoluções da ONU sobre o país africano.

"Não é o que prevê a resolução 1973, nem a resolução 1970. No momento, a França se atém à estrita aplicação destas resoluções. Dito isso, estamos dispostos a conversar com nossos parceiros", declarou o ministro durante coletiva de imprensa após a conferência internacional sobre Líbia de Londres.

A embaixadora americana diante da ONU, Susan Rice, indicou anteriormente à emissora detelevisão norte-americana ABC que os Estados Unidos "não excluem" a possibilidade de proporcionar uma assistência militar aos insurgentes líbios para ajudá-los a derrubar o líder líbio Muamar Kadhafi.

Segundo fontes americanas, a resolução 1973 da ONU, que "autoriza todas as medidas necessárias" para proteger as populações civis, poderá permitir entregas de armas ou formação militar.

Juppé não informou a natureza da ajuda sobre o que a França pretende discutir.

Fonte: JB