O protótipo do treinador avançado indiano Hindustan Aeronautics HJT-36 Sitara caiu durante um vôo de teste sobre uma área escassamente povoada, no estado indiano de Tamil Nadu, ao sul da India. Segundo os informes iniciais, a tripulação formada por dois pilotos de teste logrou ejetar em segurança. A aeronave não causou qualquer dano em solo após a queda. O Sitara foi concebido como substituto do já obsoleto HAL-Kiran. O Sitara é um projeto convencional subsônico de asa baixa baixa e cockpit biplace em tandem .


Inacreditável. O primeiro protótipo (S-3466), do treinador da Índia jato intermediário (HJT Sitara-36) caiu no sul da Índia, hoje cedo, mas ambos os pilotos ejetados segura. O HJT-36 pretende alcançar folga operacional inicial até ao final deste ano, e vem enfrentando atrasos na sequência de desafios em ensaios de rotação. Não tenho certeza se acidente de hoje teve alguma coisa a ver com isso. Isso é terrivelmente más notícias. Este foi o mesmo protótipo que foi severamente danificado em fevereiro de 2007, ano Aero Índia mostram isso. E agora ela se foi. É uma pena. - Foto Devnath © Rahul / Rakshak Bharat

O cronograma de desenvolvimento do HJT-36 Sitara já encontra-se atrasado em razão da substituição do motor Snecma Larzac 04H20 original por um NPO Saturn 55I. O programa também encontra-se em atraso por conta de um acidente com a mesma aeronave hora sinistrada que foi danificada durante a Aero Índia 2007.

By Vinna com informações do

Autorizada a reprodução desde que citada a origem do Texto