Previous J-15 related blog entries (here) (here) and (here)


Não é segredo que a China vem há algum tempo, trabalhando no desenvolvimento de uma versão do ‘seu’ caça J-11 (cópia do Sukhoi Su-27). A versão ganha agora a denomização J-15 e pode ser vista nas fotos disponibilizadas pelo Blog China Defense. Com a aproximação da entrega do Ex-Porta Aviões 'soviético' ‘Varyag’, especula-se que a versão embarcada do J-15 será em breve disponibilizada para testes de mar junto com o navio a que se destina.


Não se sabe ainda se o avião já executou testes de vôo em pistas curtas (o que parece provável!) mas se tem certeza que o primeiro vôo se deu ainda em 2009 quando a rússia firmou entendimento de não fornecer caças Su-33 a China.





As fotos mostram o J-15 equipado com rodas duplas e com superfície alar (asas) maiores que o as versões terrestres do Su-27.

Por enquanto o site Global Post afirma que autoridades aeronáuticas chinesas nem confirmam nem desmentem que o avião já tenha sido testado em pistas curtas no interior da Mongólia. Especula-se ainda que a versão final do J-15 poderá ser alongada e terá capacidade VTOL (pouso e decolagem vertical)

By Vinna com informações do Blog China Defense e Defense.org
(autorizada a reprodução do texto em português desde que citada a origem)