Forças fiéis ao líder líbio Muammar Kadhafi adentraram a vizinha Tunísia e travaram um combate armado com tropas tunisianas em uma cidade fronteiriça nesta sexta-feira (29), à medida que o conflito na Líbia se espalha para além de seus limites.

Forças pró-Kadhafi dispararam projéteis contra a cidade de Dehiba, danificando edifícios e ferindo pelo menos um morador, e um grupo deles entrou na cidade em um caminhão, disseram residentes no local.

Soldados tunisianos cercam carro capotado após de forças leais a Kadhafi após combate em Dehiba, perto da fronteira com a Líbia (Foto: Zoubei Souissi / Reuters)

As tropas do governo líbio buscavam rebeldes anti-Kadhafi da irrequieta região das Montanhas do Oeste, que fugiram para a Tunísia nos últimos dias depois que as forças de Kadhafi retomaram os postos de controle anteriormente tomados pelos rebeldes.

"Houve muitos confrontos na cidade esta manhã. Muitos disparos. Os militares tunisianos se chocaram com as forças de Kadhafi... alguns apoiadores de Kadhafi foram mortos", disse Zoubeir Souissi, fotógrafo da Reuters em Dehiba.

"Há muita gente de Kadhafi ferida. Estão no hospital de Dehiba", disse ele.

Dois moradores também disseram que projéteis caíram sobre a cidade vindos de posições pró-Kadhafi na fronteira da Líbia.

"Cartuchos dos bombardeios estão caindo sobre as casas... uma tunisiana foi morta", disse um dos moradores, chamado Ali, por telefone.

Mais tarde ele afirmou que os combates e disparos haviam parado. "O Exército tunisiano está passando um pente fino na cidade. Não temos ideia do que aconteceu com as forças de Kadhafi lá porque o Exército tunisiano fechou os portões de acesso à cidade e ninguém pode entrar."

Misrata
Os combates entre os rebeldes e as forças leais a Kadhafi tentam assegurar o controle da fronteira com a Tunísia e do aeroporto de Misrata, após intensos bombardeios noturnos da Otan contra Trípoli.

Desde que as forças pró-Kadhafi foram expulsas na segunda-feira de Misrata, a grande cidade costeira a 200 km a leste de Trípoli, os combates prossiguem nos subúrbios da cidade.

Aproveitando sua vantagem, os rebeldes tentam fazer os aliados de Kadhafi retroceder mais ainda.

O ponto estratégico continua sendo a zona do aeroporto, controlado pelas forças do ditador. Em outras saídas, as forças regulares recuaram de 20 a 30 km, segundo os rebeldes, apoiados pelos ataques da Otan.

Fonte: G1