A Líbia alertou a Grã-Bretanha nesta quarta-feira que seria "inútil" enviar assessores militares para Benghazi no suposto interesse de ajudar a organizar uma rebelião armada, uma tarefa que o país do Norte da África descreveu como "missão impossível".

O vice-chanceler líbio Khaled Kaim, criticou a decisão anunciada por Londres e lembrou que ultrapassar o mandato da ONU já foi alvo de críticas de Tripoli. O governo líbio lembra que a resolução do Conselho de Segurança sobre a imposição de uma zona de exclusão aérea, não autoriza a realização de operações terrestres.

"Organizar a quem, se eles (os rebeldes) são grupos diferentes, não têm nenhum líder, não são bem organizados?” – questiona Kaim em entrevista coletiva na televisão estatal da Líbia.

De acordo com o ministro britânico das Relações Exteriores, William Hague, o seu país vai enviar uma dezena de oficiais e instrutores militares para Benghazi, segunda cidade da Líbia, que se tornou a capital da oposição desde o 15 de fevereiro na luta contra o governo de Muamar Kadhafi.

Segundo ele, os soldados britânicos vão participar de um grupo diplomático e não cooperar com o opositor Conselho Nacional de Transição (CNT) para aconselhar sobre como melhorar suas forças armadas, estruturas organizacionais e sistema de comunicações.

Essa cooperação com a oposição líbia, que os analistas descrevem como "a coisa mais próxima de uma intervenção europeia terrestre" no conflito na Líbia, incidirá também sobre a logística.

Além disso, o impasse persiste na luta, apesar de os opositores do governo terem tomado a cidade oriental de Ajdabiya, com o apoio dos bombardeios da Organização do Tratado do Atlântico (Otan).

british army tm British Armys new combat shotgun photo

Click to expand.

Private Colin Shead, A Company, 3 MERCIAN, displays the new Combat Shotgun (Benelli M4 shotgun, dubbed the L128A1), brought into service for use in close quarter battle in southern Afghanistan. The shotgun fires both pellet and slug-type shells [Picture: Cpl Russ Nolan RLC]



Entretanto, esse êxito no terreno não lhe serviu para continuar a ofensiva rumo contra a região ocidental, tomar a cidade e o porto petrolífero de Brega, no afã para ocupar Sirte, cidade natal do líder líbio e chegar a Misratah e Trípoli.

De fato, em Misurata, único o reduto rebelde ocidental, estes solicitaram oficialmente a intervenção das tropas da Otan no terreno para combater as tropas do governo.

Os insurgentes continuam sitiados pelo exército leal a Kadafi, apesar de os aviões da Aliança Atlântica terem bombardeado centros de comando em Trípoli posições cerca de Misratah e outras perto Ajdabiya, no leste.

Fonte: Vermelho