A Líbia pediu nesta terça-feira à Rússia que convoque uma reunião urgente do Conselho de Segurança da ONU para examinar a "tentativa de tomar como alvo" o coronel Muamar Kadhafi e o bombardeio de "instalações civis" na Líbia, informou a rede de televisão estatal líbia.

"A Líbia fez a solicitação à Rússia, oficialmente, ante a persistente agressão colonialista dos cruzados contra instalações civis líbias, e a tentativa de tomar como alvo o líder Muamar Kadhafi", informou a televisão.

Os bombardeios realizados sob o patrocínio da Otan são "contrários às resoluções do Conselho (de Segurança da ONU 1970 e 1973) e violam as leis e convenções internacionais", acrescentou a mesma fonte.

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhpCJIOTy7OfaX4THBAl4GdCWC310h0pkKIJZ5i3CewH8SxFoKNDfbbWKPvTFPU-El1I1i7bJNhYWhW8OZ3MjDXJXGSimOi2qMyj9I0X-O-p9rzrq_Tqj2v8ezJtocZN7Ek9FRAF_XOwYYO/s400/carlos-latuff-smells-like-foreign-intervention-libya-march-9-2011.gif

O regime líbio considerou que o ataque que destruiu o gabinete do coronel Muamar Kadhafi no domingo à noite foi uma "tentativa de assassinato".

No entanto, a Otan desmentiu na terça-feira que Kadhafi tivesse sido o alvo dos bombardeios de domingo.

A Rússia, que tem direito a veto no Conselho de Segurança da ONU, multiplicou nas últimas semanas as críticas à coalizão internacional, julgando que sua intervenção excede o mandato das Nações Unidas.

Fonte: AFP