Quem mora em cidade grande provavelmente já deve ter se irritado com um problema urbano: o engarrafamento. Mas isso é coisa do passado, já inventaram uma solução para o trânsito enlouquecedor: é o Moller M400 Skycar.

A maior proposta do Moller Skycar, que tem 5,9 m de comprimento, 2,3 m de altura e largura de 2,6 m, é a de ser um transporte aéreo individual, com capacidade para quatro passageiros e 340 kg de carga.

Por conta de seu sistema de motores rotativos (Wankel) do M400, supersilenciosos (a meta é de 65 dba), ele decola e pousa na vertical, um princípio semelhante ao usado no caça britânico BAE Sea Harrier. As hélices, protegidas, têm um sistema de alertas que cria sustentação no ar. O Skycar se garante também com pára-quedas de emergência, para o caso de alguma pane.

Com apenas 1.088 kg, o Moller tem quatro motores rotativos que geram 720 cv de potência nominal, podendo chegar a 1.155 cv. Isso permite que ele suba a uma média de 1.463 m por minuto e tenha um teto operacional de 36 mil pés, ou 10.973 m.

Detalhe: não vá achando que só porque o Skycar é um carro, não é necessário brevê para guiá-lo. É preciso sim ter licença para pilotar o carro voador.

O desenvolvimento do Skycar, na Califórnia, custou o equivalente a R$ 480 milhões e o primeiro veículo para venda deve ser liberado em 2012. E ele vai custar bem caro: R$ 2,4 milhões.

Fonte: Olhar Digital - Via: Techlider