A Romênia aprovou a localização da futura base norte-americana que integrará um escudo antimísseis na Europa, disse o presidente romeno, Traian Basescu, na terça-feira.

"Aprovamos que o sistema esteja localizado na antiga base aérea de Deveselu, no condado de Olt", disse Basescu a jornalistas.

Cerca de 200 soldados dos EUA ficarão instalados na base aérea, que está 230 quilômetros a oeste de Bucareste. A previsão é de que o contingente chegue a partir de 2015.

Ao contrário do que ocorre em outros países da União Europeia, há na Romênia um forte apoio popular à política militar dos EUA, que pretendem instalar até 2020 uma rede de radares e interceptadores em terra e mar para defender a Europa de ameaças externas, especialmente do Irã.

Teerã acusa os EUA de estarem estimulando um sentimento anti-iraniano, e a Rússia também não vê com bons olhos a instalação do escudo antimísseis nos arredores de seu território.

Nota: Os caças F-16 da USAF que a Força Aérea da Romênia pretendia adquirir, ficaram para 2011, pois o governo disse não existir verba para aquisição em 2010. A Romênia havia anunciado em março sua decisão de adquirir 24 caças F-16 atualmente em uso pela USAF, num custo avaliado em US$ 1,3 bilhão, para substituir seus antigos caças MiG-21 Lancer de origem russa.

Fonte: UOL/BOL