Uma falha na tarde desta sexta-feira (6) nos servidores administrados pelo Registro.br (órgão responsável pelo registro de domínios da internet brasileira) impediu que os internautas acessassem diversos sites administrados por esse braço do Comitê Gestor da Internet. Segundo o órgão, o problema foi normalizado às 18h10. (Clique aqui e entenda o ocorrido).

Um comunicado divulgado na web indica que o problema teve início “durante a atualização de configuração em parte dos clusters de servidores DNS”. Conhecido como sistema de nome de domínio, o DNS é responsável por fazer com que cada endereço de internet (esse que você digita na barra do seu navegador, como www.uol.com.br), corresponde a um endereço IP (protocolo de internet) diferente. Na prática, o problema faz com que o usuário digite um endereço e não consiga chegar até o site.

Por conta da falha apresentada nesses clusters (sistemas em que máquinas trabalham de forma conjunta), a decisão foi removê-los de operação até que a situação seja contornada. Mais tarde, um comunicado do Registro.br divulgou: "Às 18:10 todos servidores do .br já encontram-se com resolução DNS normalizada".

Os internautas começaram a sentir o efeito do problema e tuitar a dificuldade de acesso – muitos deles sem saber o que acontecia. “Fica, vai ter cache! #RegistroBr”, “Problema de DNS?! Nenhum site entra, exceto o Grooveshark O.o", “Internet banking do Itaú está de sacanagem comigo! Alguém mais com dificuldade de acessar?”, “nao eh no itau, eh no DNS”, “Me recuperando do problema do #DNS. Como convencer que o problema é na rede geral e não da nossa empresa???”.

Entenda o que aconteceu

A internet brasileira conta com seis servidores [três no Brasil e outros três espalhados pelo mundo: um em Stuttgart (na Alemanha), um em San Francisco (EUA) e outro em Seul (na Coreia do Sul]. Três servidores de DNS (A, B e E) apresentaram um problema de software e precisaram ser desligados por volta das 16h desta sexta-feira. Os restantes (C, D e F) funcionaram normalmente.


Segundo Demi Getschko, diretor-presidente do NIC.br (Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR), apenas um servidor é necessário para comportar as requisições de DNS feitas por todos os usuários brasileiros. Porém, pelo fato de três servidores terem sido desligados, alguns internautas não estavam conseguindo acessar certos sites.

“Ao tentar acessar um site brasileiro, por exemplo, um usuário poderia não conseguir, pois no cache dele estava para ele buscar o endereço do portal no servidor A [um dos que caíram]. Se o usuário tivesse limpado o cache do navegador, ele seria redirecionado diretamente para um servidor ativo e que respondesse a requisição”, explicou Getschko. Ele ainda ressaltou que se o usuário tentasse acessar outras vezes o site 'inativo', ele seria direcionado para um servidor que estivesse funcionando.

“Mesmo assim, o impacto foi mínimo na internet, pois os outros três servidores assumiram as operações. A curva de tráfego quase não apresentou alteração.”

Fonte: UOL Tecnologia