Cerca de cem talebans entraram em confronto com forças de segurança, no norte do Afeganistão, nesta quarta-feira (11). Um helicóptero militar caiu quando levava reforços para uma batalha ainda maior, no nordeste do país.

Mohammed Zareen, porta-voz do governo da província Nuristão, disse que nove pessoas ficaram feridas com a queda do helicóptero, que chegou a atingir uma árvore antes de cair.

A unidade havia sido enviada para reforçar a polícia que, na terça-feira, conseguiu parar um ataque de cerca de 400 talebans contra quatro postos avançados no sul da província. As forças de segurança na região permanecem em alerta máximo.

Segundo o governo local, o Mi-17 colidiu em uma árvore antes de cair, na província do Nuristão

A polícia afegã também entrou em confronto com cerca de 100 combatentes do Taleban que atacavam um vilarejo na província de Jawzjan Abduraman, também na terça-feira.

Em um tiroteio durante a noite, que durou duas horas, 17 insurgentes e um morador foram mortos, disse Abdul Aziz Ghyra, chefe da polícia provincial. Ele acrescentou que os combates terminaram um pouco antes do amanhecer.

Os próprios moradores lutaram contra os invasores até a chegada dos reforços da polícia afegã, do exército e do apoio aéreo da Otan. Entre os militantes mortos está um comandante local do taleban, que já tinha planejado ataques e atentados na região.

O Taleban lançou uma série de ataques em larga escala por todo o Afeganistão, nos últimos cinco dias, como parte da aguardada ofensiva de primavera. Os talebans também disseram que planejam assassinar funcionários do governo afegão que trabalham para a coalizão liderada pelos Estados Unidos.

Fonte: UOL