A rede de televisão americana CNN afirmou na noite de quarta-feira que os Estados Unidos podem ter usado um helicóptero com uma tecnologia do tipo "stealth" - que torna aeronaves invisíveis a radares - durante a operação militar que matou Osama bin Laden no Paquistão. O helicóptero "invisível" explicaria o fato de as forças americanas terem entrado no espaço aéreo paquistanês sem alertar as autoridades do país.


Sites de defesa dizem que o modelo seria um Black Hawk modificado, com características stealth. (Foto: EPA)

NOVA VERSÃO: Apenas um homem no refúgio de Osama bin Laden no Paquistão resistiu à operação americana, diz jornal

HILLARY: 'Foram os 38 minutos mais intensos da minha vida'

INFOGRÁFICO: Infográfico: entenda como foi a operação que terminou na morte de Osama

REGISTRO: Novas fotos mostram fortificação e mortos após operação americana, mas não Bin Laden



Concepção artística do novo modelo de helicóptero Black Helo visto no Paquistão. (Foto: Ugo Crisponi / Aviation Graphic)

Especialista analisaram fotos tiradas por agentes paquistaneses, e divulgadas pela Reuters, dos destroços de uma aeronave que as forças americanas deixaram para trás após um pouso forçado na fortaleza de Bin Laden. Segundo eles, o modelo fotografado tem peças diferentes do UH-60M Black Hawk, helicóptero que autoridades dos EUA afirmaram ter sido usado na operação.


A cauda do helicóptero contém uma carenagem que pode ter sido acoplada para reduzir o barulho do rotor de cauda (peça que dá direção e estabilidade ao voo) e se assemelha às usadas na fuselagem de aeronaves do tipo "stealth", segundo analistas. Oficiais americanos ainda afirmaram à CNN que parte da cauda da aeronave não foi destruída pela equipe americana na operação e poderia estar agora nas mãos do governo paquistanês.


O Paquistão já havia afirmado que os helicópteros americanos usados na ação tiraram vantagem de pontos-cegos dos radares aéreos para entrar no território sem serem detectados.


A CNN disse que o governo americano não comentou o assunto.


Fonte: O Globo - Imagens CAVOK