Taiwan receberá 30 helicópteros de ataque Boeing AH-64 Block III através de um contrato assinado com o governo dos Estados Unidos. A encomenda marca a disposição de Washington em dar suporte militar para a pequena ilha do Oceano Pacífico, a despeito das objeções da China, além do primeiro contrato de exportação da variante Block III. A produção do primeiro exemplar destinado para Taiwan será iniciada em outubro e os demais seguirão um cronograma ainda não divulgado.


O AH-64 Apache Block III incorporou um conjunto motor/transmissão aperfeiçoado, melhoria que recuperou as performances de velocidade e ascensão perdidas com o progressivo aumento do peso adicionado ao helicóptero nesses 20 anos de operação. Além disso, a variante está introduzindo um novo software que permite à tripulação do helicóptero controlar simultaneamente VANTs (Veículos Aéreos Não Tripulados) e suas cargas úteis (sensores e armas).

O Exército dos Estados Unidos pretende adquirir 690 AH-64 Block III, sendo 56 convertidos a partir de exemplares existentes. Doze países operam atualmente os AH-64 Apache, sendo os Estados Unidos o maior usuário, com mais de 700 aeronaves.

Fonte: T&D