A Turkish Aerospace Industries (TAI) e Sikorsky estão trabalhando juntas no desenvolvimento de um novo helicóptero biturbina leve, que vai preencher uma lacuna na linha da fabricante americana de helicópteros na classe de 3,5-4,5 toneladas de peso de decolagem.

Em uma conferência de imprensa conjunta, Steve Estill, vice-presidente de parcerias estratégicas da Sikorsky, revelou que as duas empresas estavam em discussão sobre a co-desenvolvimento de um helicóptero leve turco

“Estamos muito animados com esse projeto pois está fora da linha de produtos da Sikorsky e visa um produto muito necessário no mercado americano, e estamos muito satisfeitos com as possibilidades de cooperação com TAI”, disse Estill.

Se o projeto for adiante, a TAI tomaria a liderança na concepção, testes de voo e de produção da aeronave, com a Sikorsky assumindo um papel de apoio, e, em seguida, a aeronave seria comercializada, vendida e com suporte em torno do mundo conjuntamente.

“Nosso papel será a de servir como uma organização de apoio para TAI. Não é nossa intenção desenvolver um helicóptero por conta própria, mas trabalhar com a TAI, que vai fazer a engenharia, os testes de vôo, e com a Sikorsky oferecendo assistência na certificação do helicóptero para tanto nos EUA como na Europa “, explicou Estill.

As duas empresas prevêem um grande potencial de vendas de cerca de 100 aeronaves por ano, gerando mais de US $ 600 milhões.

O material de imprensa divulgado na conferência mostra uma aeronave elegante, design de baixo arrasto, estrutura em material compostos, comandos de vôo tipo fly-by-wire, e rotor principal de “alta eficiência” .

A produção local de um novo helicóptero leve vai resultar em uma significativa expansão das capacidades em processos de fabricação de helicópteros para a TAI, a empresa baseado em Ancara, tendo o papel principal no desenvolvimento da transmissão, pás, controles de vôo, fuselagem e trem de pouso.

A divulgação da intenção da parceria foi feita durante a IDEF 2011 (International Defence Industry Fair), realizada no mês de maio em Istambul, Turquia.

Fonte: Shephard - Via: Piloto Policial