A Casa Branca comemorou nesta quinta-feira a "significativa" decisão da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) de enviar ao Conselho de Segurança da ONU o caso da Síria, que será investigada pela entidade por suspeita de fomentar atividades nucleares ilícitas.

Washington assegura que a Síria está construindo um reator com ajuda da Coreia do Norte em uma zona deserta chamada Dair Alzour, que foi bombardeada por aviões israelenses em setembro de 2007.

O porta-voz da Casa Branca, Jay Carney, disse que a decisão do Conselho de Governadores da AIEA marca uma "ação sigficativa da comunidade internacional de defender as regras de não proliferação" da produção nuclear ilícita.

So-called reactor site Syria

"O relatório da AIEA aponta que, com assistência da Coreia do Norte, a Síria tem tentado construir um reator nuclear secreto, capaz de produzir grandes quantidades de plutônio para uso em armas, sem nenhum aparente propósito civil legítimo", disse Carney.

A AIEA começou a investigar as acusações em junho de 2008, mas a Síria se recusou a cooperar e não permitiu que os inspetores visitassem Dair Alzour e outros lugares relacionados para verificar as denúncias dos Estados Unidos.

Fonte: UOL