Pelo menos 80 pessoas morreram ontem quando um avião de transporte militar caiu nas proximidades do Aeroporto de Guelmim, no sul do Marrocos, perto do Saara Ocidental.

Em um registro anterior, o Exército marroquino havia indicado que 78 pessoas tinham morrido e três estavam feridas. Mas uma fonte médica declarou depois que dois feridos estavam mortos e que o terceiro tinha sido registrado por engano.

Todas as vítimas são membros das Forças Armadas marroquina e seus familiares, acrescentaram fontes locais da província de Guelmim.

O avião do tipo Hércules C-130 se chocou contra uma montanha perto de Guelmin, uma cidade conhecida como "a porta do deserto" e situada mais de 600 km ao sudoeste da capital Rabat. O desastre aconteceu às 9h da manhã a apenas seis quilômetros do aeroporto, quando a aeronave se preparava para pousar na base aérea.

"O acidente aconteceu num lugar desértico e montanhoso. O balanço de vítimas pode ser maior", acrescentou um funcionário do Ministério do Interior, que não quis se identificar.

O comunicado das Forças Armadas marroquinas indicou que os "restos mortais encontrados foram levados para o 5º hospital militar de Guelmim".

Oficiais do hospital militar não puderam ser encontrados para comentar o desastre aéreo.

De acordo com informações da agência de notícias estatal MAP, a queda di avião foi causada por más condições de tempo.



O avião Lockheed RC-130H Hercules, prefixo CNA-OQ, da Royal Moroccan Air Force, se chocou contra uma montanha perto de Guelmin, uma cidade conhecida como "a porta do deserto" e situada 830 km ao sul de Rabat, a capital.


Causas da tragédia

Uma fonte local indicou que uma investigação foi aberta para determinar as causas exatas do acidente.

O rei Mohammed VI enviou "uma mensagem de condolências às famílias das vítimas em sua qualidade de chefe supremo das Forças Armadas".

Concebido nos anos 1950, o Lockheed C-130 Hércules é um avião de transporte militar americano ainda muito utilizado em diversos países.

"É um avião militar utilizado para o transporte de tropas, e também de suas famílias. Ele é muito utilizado no Saara", de acordo com uma autoridade marroquina.

De acordo com as autoridades, este é o mais grave acidente aéreo registrado no país nos últimos anos.

Em dezembro de 2001, um avião bimotor do tipo Descender da Polícia Militar marroquina desapareceu no sul do país levando a bordo pelo menos cinco pessoas, incluindo os dois pilotos.

O acidente do Hércules C-130 é o terceiro deste modelo de avião que registra mortes nos últimos dois anos.

O acidente mais grave aconteceu em 20 de maio de 2009, quando 101 pessoas morreram após a queda de um avião militar na ilha de Java, na Indonésia. O Hércules C-130 transportava 96 passageiros e 13 tripulantes. Cinco meses depois, nove pessoas morreram em uma colisão entre um avião da Guarda Litorânea.

Fonte: Diário do Nordeste