A Força Aérea da Índia está concluindo entendimentos com o Ministério da Defesa da Rússia para modernizar os seus jatos militares Sukhoi Su-30 MKI. Trata-se do Projeto Super 30, através do qual a Índia quer instalar em seus aviões militares fabricados na Rússia computadores de bordo, sistema eletrônico de guerra e os componentes necessários ao acionamento dos mísseis BrahMos, transportados por esse avião.

Com o Su-30 MKI modernizado e capacitado a transportar o míssil BrahMos, a Força Aérea da Índia considera que terá duas das maiores armas estratégicas do mundo. O míssil tem alcance de 290 quilômetros, velocidade de até 2.600 quilômetros por hora e capacidade de atingir alvos em solo se lançado a até dez metros de altura.

A Rússia tem firmado diversos contratos de fornecimento de equipamentos militares com a Índia. Em junho último, no Salão Aeronáutico e Aeroespacial de Le Bourget, na França, acertou a venda de 80 helicópteros Mi-17, um modelo de porte médio e multifuncional que é a versão modernizada do Mi-8, muito conhecido por especialistas do setor.

Em maio, a empresa russa MiG entregou à Índia 5 dos 29 aviões de caça adquiridos em 12 de março de 2010.

Já no setor da aviação civil, a Rússia convidou a Índia a se engajar em seus novos projetos para a fabricação de aviões de passageiros e de transporte de cargas. O convite ao governo da Índia foi feito pelo Vice-Primeiro-Ministro Sergey Ivanov durante o Fórum Econômico Internacional de São Petersburgo, realizado em junho.

Fonte: Diário da Russia