A Coréia do Sul está prestes a abrir mais uma licitação para o fornecimento de novos caças para a sua Força Aérea. Quatro caças já foram escolhidos para a contenda (PAK-FA T-50, F-15 Silent Eagle, Eurofighter Typhoon e o F-35 Lightning II). No entando, o número de concorrentes pode ser maior.

Com a escolha do caça russo de quinta geração, a Rússia já visumbra ganhar um dos seus maiores contratos de exportação de material bélico de sua história, uma vez que o caça russo, segundo os próprios russos, não possui análogos a altura do Sukhoi PAK-FA T-50.


O novo Sukhoi PAK FA T-50 Firefox é a solução russa para anular a superioridade dos F-22 norte americanos. Muitos de seus dados ainda permanecem secretos, porém, pelo que já foi publicado, está claro tratar-se de mais uma notavel aeronave russa.

Se não houver falcatruas como em outras competições sul-coreanas passadas, o PAK-FA T-50 terá apenas um competidor a altura, o F-35 Lightning II americano, isso porque os demais concorrentes, o também americano F-15 Silent Eagle e o europeu Eurofighter Typhoon são caças de 4.5ª geração, ou seja, tem uma capacidade furtiva limitada se comparado com os caças de quinta geração. Ademais, o caça russo leva vantagem sobre o F-35 Lightning II, vide se tratar de um projeto controverso que outrora fora colocado em xeque pelos próprios americanos. O curioso é que Son Hyeong-yeong, porta-voz da Administração de Programas de Aquisição para a Defesa, já sinalizou uma vantagem para o caça russo e para o caça europeu quando disse que ambos têm chances de ganhar a concorrência, mas em seguida lançou mistério sobre a mesma quando disse que a aliança com os americanos não poderia ser esquecida.

Os sul-coreanos dizem que EADS, fabricante do Typhoon, na licitação de 2008 fez a melhor proposta, desbancando a sua concorrente americana Boeing, mas perdeu o contrato devido às decisões políticas.

A EADS anunciou recentemente que vai oferecer a Coréia do Sul a chance de montar e fabricar, em parte, os Typhoons na Coréia em uma aparente tentativa de não perder mais uma concorrência.

“Os 10 primeiros seriam montados na Europa e com componentes europeus, enquanto os próximos 24 caças seriam construído com componentes fabricados na Coréia”, disse Erwin Obermeier, um conselheiro sênior de projetos de exportação da EADS, acrescentando que o restante seria montado no país asiático.

Ele também minimizou as preocupações com relação a compatibilidade de seu caça, dizendo que todos os caças coreanos e Eurofighters são construídos para operarem sob as normas da OTAN.

A Coréia do Sul planeja comprar entre 40 a 60 caças modernos e multifuncionais pela bagatela de US$ 9 bilhões, disse Son Hyeong-yeong.

Enquanto isso, a Administração de Programas de Aquisição para a Defesa anunciou que a Coréia do Sul cerca de US$ 180 milhões para comprar de 36 helicópteros de ataque no exterior. O vencedor sairá de uma concorrência entre os americanos AH-1W SuperCobra da Bell e o AH-64D Block III da Boeing, o EC-665 Tiger da francesa Eurocopter e oT-129 da Turquia.

Os vencedores tanto da licitação dos caças, como dos helicópteros serão anunciados em outubro do ano que vem.

Fonte: O Informante