O Ministério da Defesa da Hungria acaba de colocar a venda oito de seus 24 caças MiG-29 para ajudar o governo a levantar verba para manter as aeronaves restantes. Os interessados devem enviar as propostas, para compra de oito aeronaves e 20 motores, até o dia 15 de setembro. A venda será realizada através de um leilão público em outubro desse ano.

A Hungria recebeu 28 caças MiG-29 em 1993, jatos supersônicos de caça fabricados na Rússia, como compensação da dívida com a Rússia. Os aviões logo se tornaram os favoritos pelo pilotos húngaros, devido à excelente manobrabilidade.

No entanto, haviam também desvantagens. Os MiG são bem conhecidos por seu alto custo de manutenção e alto consumo de combustível. Alguns aviões na frota, na verdade precisaram ser desmontados, a fim de conseguir peças de reposição para reparar os outros.

Além disso, quando a Hungria tornou-se membro da Organização do Tratado do Atlântico Norte ou OTAN, em 1999, tornou-se evidente que não haveria problemas de compatibilidade. Em vez de tentar prolongar a vida operacional dos MiGs e atualizar seus sistemas, o governo decidiu substituí-los por caças Gripens fabricados pela sueca Saab.

Quem tiver interesse em desembolsar pelo menos 3,46 bilhões de florins (US$ 18,3 milhões), o montante mínimo que ministério vai aceitar para o pacote, está aí uma oportunidade. Mas as ofertas estão sujeitas à aprovação do fabricante.

Fonte: CAVOK