O primeiro esquadrão da Força Aérea iraniana composto por jatos jatos Saeqeh(Thunderbolt), produzidos no país, iniciou suas operações durante o grande exercício aéreo de combate chamado de “Fadaeeyan-e-Harim e Vellayat III”, em andamento no noroeste do Irã.

“Os aviões de caça Saeqeh entraram em operação durante os treinos”, disse o porta-voz dos exercícios, o Comandante da Força Aérea Iraniana, Brigadeiro General Hossein Chitforoush. ”Os caça F4 e F5 Saeqeh, de diferentes partes do país, estão realizando voos em missões de reconhecimento para obter informações sobre a região geográfica dos treinos”.

Em setembro de 2010, o Irã exibiu o primeiro esquadrão de caças Saeqeh (Thunderbolt) produzidos por suas indústrias de defesa durante um show aéreo realizado durante os desfiles militares no início da Semana Sagrada de Defesa, marcando os sacrifícios iranianos ”durante os 8 anos de guerras entre o Irã e Iraque na década de 80.

Diferentes aeronaves, equipamentos, munições e táticas serão testados durante as quatro fases do exercícios.

Uma série de aviões de combate, caças, aviões de carga e transporte, incluindo jatos F-4, F-5, caças bombardeiros Sukhoi Su-24, MiG-29 e aeronaves de transporte C-130, serão usados ??nos exercícios.

O Irã recentemente fez um bom progresso na indústria aérea e conseguiu ganhar o conhecimento técnico para a produção de aviões stealth e drones.

O Irã testou com sucesso um UAV furtivo com capacidade de bombardeio. Também em 2008, as indústrias de defesa do país iniciaram a produção de dois caças bem conhecidos fabricados no país, as aeronaves Saeqeh (Thunderbolt) e Azarakhsh (Lightening).

Fonte: FARS News Agency – Via: Cavok