É o que mostram as investigações conduzidas por técnicos do Cenipa e divulgadas nesta quinta-feira; acidente ocorreu em julho deste ano, em Boa Viagem

Uma fadiga na turbina da hélice esquerda da aeronave da Noar pode ter sido a causa do desastre que resultou na morte de 16 pessoas, em julho deste ano. A informação foi divulgada no início da tarde desta quinta-feira (22), por técnicos do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa).

Foto: Vanessa Silva / NE10

Parentes das vítimas do acidente foram convocados para uma reunião com representantes da Aeronáutica, que começou por volta das 9h30. Um total de 16 pessoas, representantes de oito dos 16 passageiros, compareceu ao Mar Olinda Cult Hotel, em Boa Viagem, no Recife, para a conversa.

O Cenipa deve passar informações sobre o andamento da investigação sobre a queda do avião ainda nesta quinta, depois dos esclarecimentos às famílias, que acontecem a portas fechadas. Há expectativa de que a direção da companhia aérea também se pronuncie.

O caso

O acidente aconteceu no dia 13 de julho deste ano. O avião da Noar caiu às 6h55, quatro minutos depois da decolagem do Aeroporto do Recife, em um terreno vazio localizado a 4 km do aeroporto e a 100 metros da praia de Boa Viagem. Ele ia para Mossoró, com escala em Natal, no Rio Grande do Norte e estava com 16 pessoas a bordo, dois passageiros e dois tripulantes. Todos morreram no local.

Foto: Reprodução / TV Globo
O LET-410 é um bimotor turboélice e foi fabricado na República Tcheca. A aeronave é indicada para o transporte em pequenas e médias distâncias e cada uma delas tem capacidade para 19 pessoas. Depois do acidente, o Fantástico teve acesso, com exclusividade, a um caderno que trazia relatos de pilotos sobre problemas de manutenção.

Perícias foram feitas no local e técnicos da Aeronáutica recolheram as caixas-preta – aparelhos que registram a conversa de piloto e co-piloto com a torre de comando o aeroporto. Por determinação da Justiça, a apuração se houve algum tipo de crime relacionado ao acidente passou a ser feita pela Polícia Federal.

Fontes: pe360graus.com / NE10 - Via Noticias Sobre Aviação