O secretário da defesa do Reino Unido, Dr. Liam Fox, anunciou que quatro jatos de combate Eurofighter Typhoon da Royal Air Force (RAF, Força Aérea do Reino Unido) e três helicópteros de ataque Boeing AH-64 Apache, do British Army (Exército Britânico) serão retirados da Operação Unified Protector, intervenção militar liderada pela Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) contra as forças do ditador Muammar Kadafi.


Apesar da vitória dos rebeldes, que tomaram a capital Trípoli e vários quartéis e instalações militares das forças de Kadafi, em 22 de agosto último, a Otan decidiu estender a intervenção por mais 90 dias, entretanto, o atual cenário líbio vai permitir que o Reino Unido desmobilize parte das aeronaves trazendo-as de volta para os seus esquadrões de origem.

Por outro lado, a RAF ainda vai permanecer na Líbia com 16 jatos de combate Panavia Tornado enquanto o Exército com dois AH-64 Apache, para eventuais intervenções e apoios que se façam necessários para a manutenção da paz naquele país.

Fonte: Revista Asas