Fokker-100 F-28-0100Image via Wikipedia
Depois de analisar várias propostas, o governo do Paraguai aprovou a compra de um Fokker 100 de uma empresa de charter européia, notícia comfirmada no dia 21 de setembro pelo general de Divisão da FAP, Miguel Cristo Jacobs.

A operação custaria 7 milhões de dólares, incluindo a revisão da fuselagem, cabine de comando e motores. O pacote inclui a formação de pessoal e o translado para o Paraguai.

De acordo com a ABC Digital, Cristo informou que o PAF não tem todos os dados técnicos, mas aa aeronave inda tem 8 anos de ciclo de vida, e os motores 2.600 horas e outro 2000 , o que siginifica cerca de 10 a 15 anos de uso.
Técnicos da PAF serão enviados à Europa para observar o equipamento e analisar o seu histórico de manutenção, horas de vôo, para continuar as negociações. Cristo, por outro lado, reconheceu que a produção de Fokker 100 (até ~ 100 passageiros) foi descontinuado pela falência da empresa no início de 2000, mas disse que muitas empresas continuam a fabricar peças e componentes , que "garante um funcionamento por mais 25 anos."

Tendo operado no Paraguai por dez anos pela TAM Mercosul, as aeronaves Fokker , deixaram pessoal treinado na manutenção e operação.

A busca por um avião presidencial teria começado em meados do ano, com base em uma recomendação da Direção de Operações da FAP, nesse sentido. A empresa brasileira Embraer EMB teria oferecido uma aeronave Legacy 600, com autonomia de 6.000 km, e a um custo aproximado de 28,45 milhões de dólares, 40% adiantado, 20% após o treinamento de pilotos e técnicos e 20% contra -entrega. A EMBRAER também teria oferecido ajuda na obtenção de linhas de crédito para financiar a operação.

Fonte: ABCDigital - Via IFR