O Conselho Nacional de Transição (CNT), cujos integrante compõem o novo governo da Líbia, quer que a Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) mantenha sua missão no país norte-africano por "pelo menos mais um mês", afirmou o ministro interino do Petróleo, Ali Tarhuni.

"Eu peço à Otan que permaneça por pelo menos mais um mês", disse ele aos jornalistas na cidade de Benghazi, leste líbio, local de nascimento do levante que derrubou Muamar Kadafi.

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjQqZtZ-Gb2txO-J5rDuTzYcaKBVrN07Y68POVFHENB3p2A8uyZEavQLxBOia3VGUpt1ecI_eWCQoJEm6geX9U87wyqe3mGcgfx0I-mMQPWileejIPOPkGzItFtjwyRI9gBc1E0x9D1v7U/s1600/show_image_NpAdvSinglePhoto.php.jpg
Tarhuni preside do Conselho Supremo de Segurança, que foi formado em setembro em Trípoli. Seu pedido foi feito quatro dias depois que a Otan ter anunciado seus planos de encerrar a missão de sete meses na Líbia em 31 de outubro.

A aliança militar ocidental, que realizou ataques aéreos contra as forças de Kadafi no final de março, deve emitir sua decisão final na semana que vem, após consultar a Organização das Nações Unidas (ONU) e as autoridades interinas da Líbia.

A Líbia está "essencialmente" livre da ameaça de ataques de homens leais a Kadafi e seus líderes interinos têm capacidade para lidar em essas ameaças, afirmou o tenente-general Charles Bouchard, chefe de operações da Otan no país, na segunda-feira. As informações são da Dow Jones.

Fonte: Estadão/Parana online